Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorongosa

MENU

PNG providencia serviços de Clínica Móvel

Parque Nacional da Gorongosa 15 Jul 09

Consulta da Clínica Móvel do PNG em Mbulaua

Picture 1.jpg

 

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) providencia serviços de Clínica Móvel desde meados do ano passado às comunidades localizadas muito distantes de um posto de saúde, no âmbito do Programa Social e Saúde do Departamento do Desenvolvimento Humano.

 

A Unidade Móvel de Saúde percorre dois regulados, nomeadamente Chicare e Nganguo, no distrito de Gorongosa, beneficiando as comunidades locais com atendimento médico e medicamentosa, cuidados clínicos providenciados nos padrões do Serviço Nacional de Saúde.

 

O programa visa proporcionar cuidados básicos de saúde à população que vive longe de uma unidade sanitária com o propósito de reduzir as enfermidades e os coeficientes de mortalidade na região. De acordo com um dos agentes provedores do Serviço da Clínica Móvel, enfermeiro Nildo Sulemane Chigavale, as populações beneficiam-se da triagem básica e aconselhamento e testagem em saúde (teste rápido de HIV).

 

Os cuidados clínicos na área da saúde materno-infantil, nomeadamente consultas pré-natais, PTV (Prevenção da Transmissão Vertical) do HIV da mãe para o filho e consultas às crianças sadias para conhecer o seu estado nutricional e o quadro de saúde geral, são igualmente privilegiados nas actividades do referido programa.


Atendimento de jovem mãe na Clínica Móvel em Mbulaua
Picture 2.jpg


O interlocutor explicou, igualmente, que a Unidade Móvel de Saúde dispõe de medicamentos padronizados, como os de uso geral, antibióticos, entre outros profiláticos para atender as necessidades de seus pacientes.

 

Segundo a fonte, a assistência médica e medicamentosa é prestada num único período (manhã), duas vezes por semana, em dias interpolados, em cada centro de consultas.

 

"Fazemos o atendimento clínico em dois lugares, especificamente Nhambita e Mbulaua, facilitando as pessoas locais com dificuldades em acesso ao serviço de saúde, uma vez que a unidade sanitária de referência localizado em Púnguè fica a mais de 20 km destas comunidades" referiu Chigavale.

 

"Durante o período de manhã em que as pessoas são consultadas num determinado ponto desse serviço ambulatório, atendemos uma média de 60 pacientes padecendo na sua maioria de malária, diarreias, parasitoses intestinais, pneumonia, bilharziose e outras doenças" acrescentou.

 

Sem avançar números cumulativos atendidos desde o início do Serviço de Clínica Móvel, Chigavale disse que a sua equipa já observou muitos enfermos sofrendo de várias patologias, ajudando por conseguinte a melhorar a qualidade de vida das comunidades beneficiárias. Por exemplo, em Mbulaua o número de pacientes que se consultam na Unidade Móvel de Saúde do PNG, entre crianças e adultos, é muito elevado e todos os dias de atendimento clínico verifica-se longas filas de pessoas à espera para serem observadas.

 

Para além de serviços acima referidos, também realiza campanhas de saúde na comunidade que se resume em palestras sobre os métodos preventivos das doenças diarreicas e infecto-contagiosas que concluem HIV/SIDA, tuberculose e outras.

 

Quadro clínico da saúde materno-infantil

O programa de saúde materno-infantil continuado desenvolvido pelo Serviço de Clínica Móvel do PNG tem contribuído para reduzir os problemas mais comuns enfrentados pela mulher durante a gravidez e pós- parto, bem como dos bebés, apesar da existência de consideráveis casos de malnutrição nas crianças locais. De acordo com a enfermeira Maria Antónia Ferrão, o acompanhamento permanente das gestantes e dos recém-nascidos garante a boa saúde das mães e o crescimento saudável dos respectivos filhos.

 

Momento de consulta pré-natal na Clínica Móvel em Mbulaua
Picture 3.jpg
 

Na área de pediatria, os técnicos de saúde analisam o quadro geral do desenvolvimento e crescimento das crianças. Medem o peso, fornecem noções sobre higiene corporal e vestuários, incentivam ao aleitamento materno, monitorizam o crescimento e desenvolvimento das crianças.

 

Segundo a fonte, quando as crianças chegam ao consultório passam pela pesagem e triagem para serem avaliadas em relação ao seu estado nutricional.

 

Pesagem das crianças na Clínica Móvel em Mbulaua
Picture 4.jpg
 

No entanto, o estado nutricional de muitas meninos é insatisfatório e o seu peso muito desequilibrado. São frequentes casos de malnutrição moderada tratados com suplementação de papa de soja.

 

Por outro lado, regista-se alguns casos graves que são encaminhados para internamento no Centro de Saúde do Distrito de Gorongosa, onde recebem um tratamento mais especializado.

 

Combate à desnutrição infantil

No distrito de Gorongosa a ocorrência de malnutrição é muito comum em indivíduos de tenra idade. Muitas crianças são desnutridas, com baixo peso e problemas sérios de recém-nascidos, apesar da zona ter alimentos em abundância.

 

"Frequentemente, atendemos crianças moderadamente desnutridas, apesar da região ser potencial produtora de comida e sem grandes problemas de fome. Acho que as mães não têm seguido as dietas recomendadas para os filhos, porque não há motivos para esta desnutrição com tanta comida que há na Gorongosa, celeiro da província de Sofala", disse Maria Antónia Ferrão.

 

Todavia, o Serviço de Clínica Móvel do PNG está determinado a mitigar estes casos nas comunidades onde opera. Como estratégia aos pacientes moderadamente desnutridos são distribuídas papas de soja, alimento rico em proteína vegetal e muito importante para combater a desnutrição infantil, enquanto que casos críticos são transferidos para o Centro de Saúde de Gorongosa, na sede do distrito, onde recebem terapia médica mais especializada.

 

Segundo informou Maria Antónia Ferrão, cada criança moderadamente desnutrida recebe 9kg/mês da farinha com nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil.

 

Distribuição de soja em Mbulaua
Picture 5.jpg
 

 

A soja distribuída é doação do Programa Mundial para Alimentação (PMA) em coordenação com o Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social da Gorongosa.

 

Prevenção da malária

O Serviço de Unidade Móvel da Saúde do PNG também está a implementar actividades de mobilização comunitária para a prevenção da malária nas comunidades. Deste modo, colabora eficazmente com as autoridades nacionais de saúde na ajuda às intervenções de resposta a esta doença através da sensibilização das pessoas acerca das melhores práticas, sobretudo as saneamento do meio, da prevenção, e do tratamento.

 

Trata-se de uma acção que dá às comunidades longínquas rurais e isoladas do serviço de saúde os meios necessários para puderem prevenir-se da malária. Neste contexto, de acordo com Maria Antónia Ferrão, o programa faz a distribuição gratuita de redes mosquiteiras impregnada de longa duração às mulheres grávidas na primeira consulta pré-natal.

 

Entrega de uma rede mosquiteira em Mbulaua
Picture 6.jpg
 

O objectivos é prevenir a mulher grávida, com uma imunidade enfraquecida, e a criança da malária que é apontada como uma das maiores causas dos internamentos hospitalares e da mortalidade no país.

 

População satisfeita

Existem declaração interessantes que demonstram a importância da Clínica Móvel, integrada no Programa de Saúde na Comunidade do PNG, e a necessidade de atenção médica à população que vive em zonas isoladas do hospital. Ester Tomás, que consultava há dias a sua filha de nome Anora Félix, de dois anos de idade, na Unidade Móvel de Saúde disse que é louvável o gesto do PNG em levar serviços de saúde para a comunidade de Mbulaua.

 

Conforme explicou aquela mãe, antes como a comunidade não tinha posto de saúde, a população era obrigada a recorrer ao posto do Púnguè ou à vila-sede de Gorongosa. Trata-se de zonas muito distantes, que aliado à enchente de pessoas que encontravam nos consultórios, lhes tornava impossível retornar a casa no mesmo dia.

 

Ester Tomás, acompanhante de paciente
Picture 7.jpg
 

De igual modo, Amélia Wanda, uma jovem mãe, que se deslocou há data atrás à Clínica Móvel, em Mbulaua, para controlar o peso da sua criança (Ester Damião, um mês de vida), explicou que a implementação desta iniciativa é um grande alívio para a população local.

 

"A comunidade estava clamando de um serviço sanitário para se tratarem e com a ajuda do Parque vimos a nossa preocupação minimamente resolvida. Bem haja o Parque, bem haja o Parque", acrescentou Amélia Wanda.

 

Amélia Wanda, acompanhante de paciente
Picture 8.jpg

 

Por sua vez, João Miquisse Gil, chefe da povoação de Mbulaua, disse que antes as pessoas sofriam muito para encontrar serviços de saúde. Percorriam longas distâncias até o posto de saúde de referência em Púnguè e ao centro de saúde distrital na sede do distrito, com o agravante de que tinha que andar a pé muitos quilómetros para alcançar a EN1, onde se apanha transporte para Púnguè e vila.

 

"Agora estamos satisfeitos pois a saúde da população, sobretudo dos idosos com dificuldades de se locomoverem, está garantida com a Unidade Móvel do Parque", conclui Gil.

 

João Miquisse Gil, chefe da povoação de Mbulaua
Picture 9.jpg

 

De uma forma geral, os entrevistados elogiaram o atendimento profissional da equipa de trabalho da Clínica Móvel do PNG aos pacientes. No entanto, pediram o aumento do número de visitas por semana de dois para três ou quatro dias.

 

Carlitos Sunza

Departamento de Comunicação/PNG

Inserir comentário

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários