Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorongosa

MENU

Aspecto do do safari que inaugurou a época turística de 2009

11.jpg

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Sofala, abriu no pretérito dia 30 de Abril a época turística, terminado que foi o período de defeso de cerca de quatro meses, na sequência das últimas enxurradas que inundaram parte da rede das picadas que permitem a realização de safaris, esperando receber nesta temporada entre 4.500 a 5 mil turistas, contra 3.842 digressionistas de diferentes nacionalidades que visitaram a área de conservação ano passado e um número recorde de 22 mil turistas registado nos anos 70.

 

Deste modo, o Parque está novamente de portas abertas aos turistas nacionais e estrangeiros para fazerem game drives, passando demoradas horas do dia em aliciantes aventuras de safari na visualização das belas paisagens dos mais de 54 ecossistemas diferentes. Num passeio em que é possível observar a fauna autóctone, nomeadamente elefantes, leões, hipopótamos, crocodilos, cudos, impalas, pala-palas, entre outros animais, bem como espécies de aves exóticas de extravagante beleza.

 

O passeio pela zona bravia é suspenso geralmente, entre Dezembro e Abril do ano seguinte, uma vez que este período coincide com a estação chuvosa e os tandos ficam alagados, com níveis de água que aproximam os dois metros em algumas zonas. No entanto, em todos os anos, a anteceder a abertura oficial da actividade turística do PNG, é hábito efectuar uma cerimónia tradicional, designada localmente por "ntsembe" no Chitengo, em homenagem ao espírito do Chitengo que se acredita, segundo relatos orais locais, que tenha sido o primeiro habitante a se estabelecer nesta região há muito, desertando das tropas de Ngungunhane.

De acordo com as mesmas fontes este homem, tido como um dos valentes ex-capitães do prazeiro Manuel António de Sousa, e que mais tarde participou na revolta de Bárwè ao lado de Macombe,era um omnipotente mágico e durante os combates podia transformar-se, por exemplo, em termiteira, numa perdiz e outras formas naturais. Poder este, hipoteticamente, que o fez transformar em leão branco depois da sua morte.

 

De acordo com o director do Departamento do Desenvolvimento Humano do PNG o "ntsembe" é destinado a evocar o espírito do "hospedeiro" Chitengo para dar a sua bênção a fim de prosperar a actividade turística da época e, sobretudo, pedir a protecção para os trabalhadores e visitantes do Parque em relação à fauna bravia e a outros eventos de carácter sobrenatural que fazem parte dos mitos locais. Por outro lado, Mateus Mutemba, explicou que o cerimonial que acontece nesta época em todos os anos visa, também, criar um momento de confraternização e reforço dos vínculos entre todos os parceiros ligados à vida do PNG, nomeadamente autoridades tradicionais, como forma de reconhecimento da sua importante cooperação em diversas matérias, principalmente, na conservação do ecossistema deste.

 

Por seu turno, o director do Departamento de Conservação do PNG, Carlos Lopes, agradeceu e reconheceu publicamente o empenho dos fiscais do Parque no cumprimento das suas obrigações profissionais. Paralelamente, agradeceu e apelou ainda uma maior colaboração das estruturas tradicionais e da comunidade em geral na dura batalha de luta contra a caça furtiva e as queimadas descontroladas dentro da área de conservação. "No geral, os régulos têm uma voz de ordem e gozam de uma extrema aceitação e reputação ao nível das respectivas áreas de jurisdição, por isso vos pedimos para que continuem a promover a educação ambiental e a colaborarem com os fiscais de modo que as pessoas conservem animais e árvores do Parque." - enfatizou. Por fim, destacou os parceiros de cooperação, nomeadamente a Fundação Carr, o IPAD, a USAID e as administrações distritais à volta da Zona do Desenvolvimento do Parque que tudo têm feito na restauração das infra-estruturas e na recuperação da vida selvagem do Parque.

 

Já o co-administrador do Comité de Supervisão do PNG pela parte moçambicana, Bernardo Beca Jofrisse, na sua breve intervenção disse que a realização de "ntsembe" reforça a ligação entre o Parque e as comunidades vizinhas e representa também a valorização da cultura e o reconhecimento do papel das lideranças locais na mobilização das populações para a conservação dos recursos naturais e do PNG em particular. "Este acto, é também o momento de pedir aos antepassados que abençoem os trabalhadores do PNG, os seus visitantes e que ajudem para que esta época turística seja cheia de êxitos" - explicou. Num outro desenvolvimento, agradeceu todo o contributo que as comunidades vizinhas e seus líderes têm estado a prestar, tendo ainda convidado os mesmos a empreenderem mais esforços visando a redução das queimadas descontroladas, da caça furtiva, da destruição das florestas e a trabalharem em conjunto com o parque para protegermos os rios e a Serra da Gorongosa e os seus recursos que são de grande importância para o ecossistema da grande Gorongosa.

 

A cerimónia orientada pelo João Chitengo, família do Chitengo, na árvore sagrada de nome "Mutondo", no Acampamento do Chitengo, área principal de campismo e alojamento para safaris do PNG, construído em 1941, contou com a presença de alguns régulos da Zona do Desenvolvimento Sustentável do Parque, nomeadamente Nguinha, Nhanguo, Tambarara e Chicare.

 

Na circunstância, João Chitengo anunciou as tradições locais que devem ser rigorosamente observadas por todos sob o risco dos prevaricadores e da comunidade de que fazem parte serem devorados pelos leões. Tomaram parte igualmente da cerimónia de abertura oficial da época turística membros do Governo distrital de Gorongosa e outros convidados, incluindo trabalhadores e membros da direcção do Parque.

A festa durou dia todo com muita comida e bebida ao som de cantos e danças tradicionais, enquanto os régulos fizeram ainda o game drive inaugural.

 

Carlitos Sunza

Departamento de Comunicação/PNG

Inserir comentário

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários