Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorongosa

MENU

A jornalista e escritora moçambicana, Rosa Langa, lançou em 8 de Março de 2009, no Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Sofala, o seu segundo livro: "As Inconfidências dos homens". O acontecimento reuniu membros de diferentes categorias da Equipa de Gestão do Parque e membros da comunidade do Vinho, distrito de Nhamatanda, em Sofala.

Rosa Langa compilou 27 entrevistas feitas a diferentes individualidades  masculinas, radiodifundidas parcialmente na Rádio Moçambique (RM) - EP, onde são abordados vários temas, dos quais a questão da sexualidade masculina como, por exemplo, os sentimentos da primeira experiência, a utilização ou não de preservativo, as relações ocasionais, relações com prostitutas, circuncisão. Fazem parte desta colecção as entrevistas de 25 artistas moçambicanos e dois estrangeiros, nomeadamente Bonga, cantor angolano, e Rui Veloso, músico português. 

Revela o quão preconceituoso é o mundo em que vivemos. E mais. A obra de Rosa Langa traz à luz a visão que os homens têm da mulher e nesse entulho de percepções da pessoa mulher se desdobra em escamas a dura verdade que a luta pela emancipação da mulher e pela igualdade de género vai perdurar ainda mais” - assinala no prefácio o  Prof. Doutor José Mateus Muária Katupa, antigo ministro da Cultura, Juventude e Desportos de Moçambique.

O livro é “revelador da paixão que a autora nutre pelo jornalismo cultural. Como jornalista de mão-cheia, Rosa Langa, assume o papel instrumental para a exposição dos artistas dirigida aos governantes onde colocam os seus encantos e desencantos sobre gestão e direcção da Política Nacional da Cultura” – Escreve Katupa.

 

“As Inconfidências dos Homens” da Rosa Langa 

O lançamento inaugural do livro foi a 22 de Agosto de 2008,  no Centro Cultural Franco - Moçambicano, em Maputo. Depois seguiram-se as apresentações do dia 25 de Setembro de 2008, na Embaixada de Moçambique, em Lisboa, 04 de Outubro de 2008, em Pretória, 17 de Outubro de 2008, na cidade de Pemba, 14 de Fevereiro de 2009, na cidade da Beira, 23 de Fevereiro de 2009, na cidade de Quelimane e 8 de Março, dia Internacional da Mulher, no PNG.

O Presidente da Fundação Carr e membro do Comité de Supervisão do PNG, Gregory Carr, convidado a tomar palavra à margem da cerimónia de lançamento da referida obra literária parabenizou a autora e felicitou todas as mulheres por ocasião de passagem de mais um aniversário alusivo ao Dia Internacional da Mulher. 

Por outro lado, destacou o projecto de restauração do Parque e os benefícios directos que gera para as comunidades ao seu redor, sobretudo na criação de oportunidades de emprego para a camada feminina local.

“O PNG reconhece o papel da mulher na sociedade e estamos a lutar para melhorar a sua qualidade de vida” - concluiu Gregory, carinhosamente tratado por Greg.

 

Gregory Carr durante a cerimónia de lançamento do livro da Rosa Langa

 

Por sua vez, a “parturiente”  de "As Inconfidências dos homens" disse que o Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março de cada ano. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. 

Num outro desenvolvimento, Rosa Langa insta à mulher moçambicana a ser persistente no que diz respeito à sua secular luta na procura e na afirmação da igualdade dos seus direitos em relação aos do homem, bem como em assegurar todas as conquistas até agora conseguidas em termos de direitos da mulher. 

Paralelamente, apelou as mulheres casadas a observarem rigorosamente o seu papel social como forma de garantir um lar feliz e  de “prender” o marido em casa. Sem, no entanto, deixar de chamar à atenção para a prevenção e a realização de teste voluntário do HIV.

 

Rosa Langa dirigindo-se ao público em Chitengo

 

Tomaram parte da cerimónia de lançamento do segundo livro da Rosa Langa no PNG diversos convidados com maior incidências de mulheres, entre trabalhadoras do Parque e membros da comunidade do Vinho, distrito de Nhamatanda. 

 

Parte da assistência e a autora no fim da cerimónia

 

Várias actividades de índole cultural coloriram a festa de lançamento da obra literária da jornalista radiofónica da Emissora Pública Nacional.

 

Manifestação cultural a propósito do lançamento livro e de 8 de Março

 

A terminar, recordar que Rosa Langa lançou seu primeiro livro, “Moçambique, Mulheres e Vida”, em 2006, numa colecção de 30 entrevistas de mulheres moçambicanas de diferentes estratos sociais. 

Rosa Langa, nasceu no distrito de Chibuto, província de Gaza, jornalista cultural há 13 anos ao serviço da RM-EP. Foi colaboradora da Revista Tempo e do extinto jornal Campeão. 
 
 

Carlitos Sunza

Departamento de Comunicação/PNG

Inserir comentário

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários