Blog da Gorongosa © 2009 - 2016 | Powered by SAPO Blogs | Design by Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Acompanhe as actividades do Parque Nacional da Gorongosa e deixe o seu comentário!
Parque Nacional da Gorongosa 20 Mar 09
Já estão em curso as obras de execução do projecto que levará energia eléctrica ao centro de acampamento turístico do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Chitengo.
O projecto, com conclusão prevista os finais de Junho de 2009, resultante de uma parceria entre a EDM e o PNG, está orçado em cerca de 700.000 US$.
As obras estão a cargo do empreiteiro ETDE com a fiscalização da EDM.
No quadro do referido projecto, serão estendidos trinta e seis quilómetros de rede eléctrica de média tensão. O ramal parte da linha que transporta electricidade à vida de Gorongosa, junto ao itinerário do desvio para o PNG, ao longo da Estrada Nacional Número 1.
As actividades preliminares de desmatação e abertura de estrada de acesso foram concluídas nos finais do ano de 2008, apôs o processo de desminagem do troço, e de um estudo de impacto ambiental executado pela empresa de consultoria Moçambicana IMPACTO, estando já no terreno todo o material, nomeadamente postes de electrificação, estruturas metálicas, condutores e isoladores.
Uma parte do material a ser usado para electrificação do Chitengo
A ligação de Chitengo à rede eléctrica nacional impulsionará grandemente as actividades do turismo em progressão e constitui uma mais valia na contenção de alguns custos de operação do PNG. De igual modo, vai minimizar as despesas de manutenção e aquisição lubrificantes e outros acessórios para grupos geradores, assim como melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em Chitengo e na área de alojamento do pessoal.
A energia que alimenta o centro de acampamento turístico e outros anexos do PNG é gerada, presentemente, por grupos geradores que consomem enormes quantidades de combustíveis.
Para elucidar, o parque gasta em média 272 litros de gasóleo/dia, o correspondente a 6,850 meticais, para garantir o funcionamento de três grupos geradores que fornecem energia ao Chitengo e aos bairros residenciais do staff, localizados em Nhambita e Site One, durante 15h30, 10h e 5h de tempo por dia, respectivamente.
A energia da rede nacional representa motivo de maior satisfação para as autoridades administrativas do PNG nesta altura em que a humanidade se encontra mergulhada numa crise financeira sem precedente, pois irá minimizar os avultados encargos orçamentais destinados anteriormente à compra de combustíveis para alimentar grupos geradores para o fornecimento da tensão eléctrica aos locais referidos no parágrafo precedente.
Carlitos Sunza
Departamento de Comunicação/PNG
Tenho 60 anos, com 6 anos visitei este Parque, hoj...
Series caras com muitos investimentos sempre sai f...
Olá, meu nome é Lilian e sou estudante de doutorad...
o que o governo diz acerca destas piores condicoes...
amei este site porque assim posso mostrar o meu ta...
Espero que não!
Boa iniciativa!