Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorongosa

MENU

As crianças da Escola Primária Completa (EPC) de Mbulaua, a 29 km da vila sede da Gorongosa e a 49 km do Acampamento de Chitengo, tiveram o privilégio de passar o dia 1 de Junho na companhia do governo distrital da Gorongosa e do Parque Nacional da Gorongosa.

 

Em Mbulaua as cerimónias centrais do Dia Internacional da Criança iniciaram com uma marcha. Dando mais mérito ao papel da mulher no cuidado e educação da criança, a Directora dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia, Jacinta Santiago, e a Primeira Dama da Gorongosa, Mónica Zalembessa, lideraram carinhosamente as crianças numa marcha de cerca de 700 metros em direcção à escola.

 

Mónica Zalembessa (à esq.) e Jacinta Santiago (à dir.) a liderar a marcha rumo à EPC de Mbulaua

 

A marcha terminou na nova praça da escola onde Mónica Zalembessa depositou uma coroa de flores seguida do hino nacional como a tradição das cerimónias oficiais em Moçambique reza.

 

Seguindo o lema de "cada criança uma planta", membros do governo presentes nas cerimónias centrais do Dia da Criança seguiram o exemplo plantando uma árvore cada.

 

Mónica Zalembessa a plantar uma árvore na EPC de Mbulaua

 

O Dia da Criança em Mbulaua contou com a participação do PNG, do administrador do distrito, Simões Zalembessa, membros do governo do distrito, 1º secretário do partido Frelimo na Gorongosa e outros convidados, membros e líderes da comunidade de Mbulaua, para além de alunos oriundos de 4 escolas circunvizinhas do PNG.

 

Administrador do distrito, Simões Zalembessa, a falar da necessidade das meninas afluírem em massa na escola

 

O PNG valeu-se da ocasião para oferecer à escola uma caixa de livros como forma de incentivar a leitura e cultura daquelas crianças muitas vezes sem acesso a livros de leitura para além dos manuais escolares.

 

Herculano Ernesto, do PNG, falando da oferta de livros à EPC de Mbulaua

 

À hora de almoço, cada criança com seu prato recebeu a comida.

 

Momento da distribuição da refeição às crianças

 

Outro momento mais marcante do convívio das crianças em Mbulaua foi vivido na altura das palestras promovidas por Herculano sobre o meio ambiente seguida de concursos de dança. O PNG premiou todas as crianças que se voluntariaram a dança recebendo um caderno e lápis cada dançarina/o.

 

Algumas das crianças de Mbulaua durante a dança

 


A alegria das crianças premiadas

1 comentário

De João Sá a 24.08.2011 às 13:22

Bom dia :)
Este post está em destaque "Na Rede" na homepage do SAPO Moçambique (http://sapo.mz) e parabéns pela iniciativa :)

Comentar post

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários