Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gorongosa

MENU

Uma parte dos búfalos e bois-cavalos que antes se encontravam protegidos no Santuário de Fauna Bravia do Parque Nacional da Gorongosa foram recentemente libertados para dentro do grande Parque.

 

Alguns destes animais são os translocados do Parque Nacional de Kruger, na África do Sul, e do Parque Nacional do Limpopo durante os anos de 2006, 2007 e 2009 para acelerar o crescimento da população animal da Gorongosa.

 

Outros destas espécies são os que nasceram das manadas translocadas, durante o tempo que estiveram no Santuário.

 

Pic_1.jpg
Momento da libertação de búfalos nas planícies do Parque Nacional da Gorongosa, perto da Lagoa do Paraíso

 

Já habituados ao seu novo habitat e tendo tido uma boa reprodução em resultado de muito pasto e água disponível, é chegado o momento de os animais deixarem o Santuário.

 

A sua saída faz com que o Santuário tenha mais espaço para novas translocações enquanto garante óptimos safaris aos visitantes do Parque. Outro impacto positivo da libertação dos animais no Parque prende-se com a necessidade dos grandes herbívoros pastarem no capim mais alto proporcionando às espécies mais pequenas um melhor acesso ao pasto tenro.

 

A operação, que consistiu na captura, transporte e libertação dos animais, durou dois dias e contou com a colaboração de especialistas oriundos da África do Sul, da Reserva do Gilé, na Zambézia, e da equipa de Conservação do Parque Nacional da Gorongosa, responsável por toda a operação.


Pic_2.jpg
Imagem da captura de búfalos no Santuário do Parque Nacional da Gorongosa

 

Munidos de um helicóptero e dois camiões preparados para o efeito, médicos veterinários e suas equipas conseguiram capturar 20 búfalos e 47 bois-cavalos do Santuário e libertaram-nos dentro da zona de safaris públicos no Parque Nacional da Gorongosa.

 

Mais uma vez a população de búfalos já começa a trazer a Gorongosa dos tempos áureos.

 

Dos cerda de 150 búfalos inicialmente importados de outras zonas de Conservação para a Gorongosa, graças às rápidas multiplicações, agora estima-se que exista uma população de cerca de 450 búfalos para além das manadas nativas que sobreviveram aos períodos mais conturbados.

 

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários