Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gorongosa

MENU

PNG inaugura em breve um Centro de Educação Comunitária

Parque Nacional da Gorongosa 30 Jun 10

Pic_1.jpg

Aspecto exterior do refeitório principal

 

O Centro de Educação Comunitária (CEC) do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), um dos mais avançados empreendimentos em Moçambique que agrega conceitos, técnicas e materiais de construção ecológicos e o uso de recursos naturais, energia e água, será inaugurado nas próximas semanas. A infra-estrutura de servirá de apoio a acção de divulgação e sensibilização para questões ambientais, incluindo saúde, conservação, e educação ambiental.

 

O CEC está localizado no chamado "Site 1", área de influência do Régulo Chicare da Comunidade de Nhambita, a cerca de 5 km da Estrada Nacional N. 1, na fronteira oeste do PNG e abrange um espaço de 6 hectares. Da área total, apenas 1.447 m2 são ocupados com as instalações físicas, que mantêm a coerência com a sua proposta pedagógico - ambiental.

Pic_2.jpg
Aspecto interior do refeitório principal

 

A arquitectura do CEC teve a direcção das especialistas portuguesas, Diana Pitzer e Maria Menezes, da empresa Sketch, baseada em Maputo, tendo as componentes ecologicamente mais avançadas sido concebidas pelo arquitecto sul-africano Allan Schwarz, procurando o conjunto de edifícios valorizar a adaptação às condições ambientais, de maneira a permitir uma coexistência harmónica entre o Homem e o meio ambiente.

 

A edificação da obra, co-financiado pela Cooperação Portuguesa através do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e pela Fundação Carr num investimento estimado em mais de um milhão de euros, esteve a cargo da Hooper & Louw que contou com trabalhos de engenharia da Hectra Developers, ambas empresas sul- africanas com representação em Moçambique.


Pic_3.jpg
Alguns dos membros da equipa que participou na concepção e construção do CEC

 

Os trabalhos de sua construção iniciados em 2008, compreenderam a edificação de seis dormitórios, uma casa para o guarda, escritórios, uma cozinha, um refeitório, uma lavandaria, uma residência para o gestor e outra para professores convidados do centro e duas salas de aulas. Estão em fase avançada de construção quatro tendas de luxo, instaladas em bases elevadas, que permitirão alargar o número de pessoas alojadas de forma regular no CEC.

 


Pic_4.jpg
Bloco de salas de aula

 

Projecto singular em Moçambique

O CEC foi concebido atendo a preservação do meio ambiente com vista o desenvolvimento sócio-económico e a consideração ao meio ambiente, naquilo que é considerado o primeiro projecto de construção verde no País. Ou seja, uma construção erguida dentro de protótipos ecologicamente íntegros, oferecendo elevados níveis de economia de energia e de água, incluindo condições de tratamento local dos esgotos em fossas sépticas trifásicas.


Pic_5.jpg

Um dos dormitórios

 

Paralelamente, oferece melhor saúde, conforto e produtividade para os seus ocupantes. Para a construção foram usados materiais ecológicos produzidos com reduzido impacto no meio ambiente, nomeadamente blocos estabilizados compostos maioritariamente por areia e 6 por cento de cimento, madeira certificada de Chanfuta e de coqueiros que foram abatidos como medida de prevenção para evitar a difusão duma doença letal na Zambézia.

Pic_6.jpg
Aspecto da manufacção dos blocos estabilizados

 

O projecto arquitectónico ecologicamente sustentável garante um nível de conforto térmico e de qualidade do ar adequado através do isolamento térmico que reduz 5 graus da temperatura externa e do sistema de ventilação natural.

 

Permite o consumo reduzido e uma gestão sensata de água, através de captação e utilização das águas pluviais que caem no telhado dos edifícios pois cada um destes possuem uma cisterna no seu interior que recolhe o citado recurso hídrico e que, por sua vez, quando estiverem cheios escoam para grandes depósitos com capacidade global de 300 mil litros.

 

Depois de filtrada essa água é usada para diversos fins.


Pic_7.jpg
Um dos tanques de 100 mil litros de água

 

Também minimiza o consumo da electricidade energia eléctrica pelo uso da tecnologia de abastecimento de água por gravidade e bombas de baixa voltagem alimentadas na base da energia gerada em painéis solares.


Pic_8.jpg
Painéis solares no telhado de um dos edifícios

 

Dado importante, digno de realce, é que para a construção da infra- estrutura nem uma única árvore adulta foi derrubada senão alguns arbustos, assegurando deste modo a protecção de contornos naturais, bem como minimizando o impacto visual.


Pic_9.jpg
Pormenor de minimização de impacto visual

 

PNG espera criar com o projecto uma nova ética social e ambiental

O empreendimento tem por o objectivo principal contribuir para a criação de uma nova ética social e ambiental na sua área de influência, aliando a preocupação com os problemas globais ligados ao processo de degradação do meio ambiente, aos problemas actuais, resultantes da acção predatória do Homem.

 

Ou seja, pretende-se abordar a forma teórica e prática dos conteúdos educativos curriculares da educação ambiental, tendo como objecto a reflexão da aprendizagem ambiental no enfoque do desenvolvimento da comunidade.

 

Para esse efeito foi desenvolvido um ecocurrículo que tem como propósito fundamental reconstruir condições de trabalho para as pessoas, com todos os seus rasgos peculiares inerentes à diversidade cultural, melhorando a qualidade de vida e preservando o meio ambiente.

 

Por lado, o CEC vai ministrar matérias ligadas a outros domínios, como por exemplo, saúde sexual e reprodutiva, saneamento do meio, nutrição equilibrada, agricultura de conservação e empreendedorismo com o intuito de contribuir para a sustentabilidade económica da região por intermédio de criação de auto-emprego ou actividades de geração de rendimentos.

 

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários