Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorongosa

MENU

Gorongosa acolhe evento cultural

Parque Nacional da Gorongosa 18 Nov 09

O distrito de Gorongosa acolheu no passado fim-de-semana um evento de música e teatro.

 

9.jpg

Aspecto parcial da assistência ao evento cultural

 

A efeméride de nível distrital, organizada pelo Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em coordenação com as autoridades administrativas do distrito, teve lugar no largo das mangueiras, atrás do Conselho Municipal da Vila de Gorongosa.

 

O concerto tinha como objectivos criar oportunidade para os artistas culturais emergentes desta área se conhecerem e trocarem experiências, bem como popularizar e divulgar a diversidade cultural da região.

 

Quatro bandas musicais, nomeadamente Muera, Canda, Nhancunco e Irmãos da Gorongosa, e um grupo teatral, designadamente Nganganga, apresentaram seus dotes em diferentes expressões culturais. 

 

O agrupamento de Nhancuco, representado por Silvestre Braga, foi o primeiro a fazer-se ao palco fixo de madeira. Seguido do de Canda que entusiasmou a audiência com melodias divertidas de gospel.

 

Depois entrou em acção o Grupo Teatral, Canto e Dança Nganganga sob a  direcção do Olímpio Francisco Nota Cassenga, que encenou uma peça sobre a violência doméstica. A equipa polivalente, composta por 15 actores, apresentou um tema de actualidade que reflecte algumas das mais graves inquietações que afligem a sociedade nos dias de hoje, com um elevado sentido do humor.


6.jpg

Grupo Teatral, Canto e Dança Nganganga

 

Este grupo cedeu palco aos Irmãos da Gorongosa liderados por Albertino Óscar. Trata-se de um conjunto musical da Vila-sede que toca ritmo de marrabenta e canta essencialmente temas educativos sobre o meio ambiente e faz críticas sociais.

 

Sons ritmos agradáveis e a voz jovial do seu vocalista principal encantou sobremaneira o público.

 

Por fim, actuou o agrupamento de Muera. Este conjunto dirigido por Rodrigues Araújo António foi o astro evidente do show, que acontece  pela primeira na história da Gorongosa.

 

Os muerenses protagonizaram uma delirante apresentação, naquilo que foi a actuação mais aplaudida pelos espectadores.

 

Os jovens músicos cantaram em chigorodzi e encantaram ao ritmo de música zimbabweana, levando à assistência ao frenesi.


13.jpg

Grupo cultural de Muera

 

As bandas tocaram com seus próprios instrumentos de fabrico tradicional, constituídos basicamente por três guitarras e uma bateria, associados a dois microfones e um amplificador convencionais.

 

As guitarras artesanais foram produzidas observando estrutura e todas as técnicas de um equipamento do género moderno, como caixa de ressonância e captador que permite a amplificação electrónica do som.


30.jpg

Bateria de fabrico local

 

Centenas de pessoas assistiram a este evento de expressão cultural no largo das mangueiras no Município da Gorongosa.

 

Os artistas agradeceram a iniciativa. De acordo com o líder dos Irmãos da Gorongosa, Albertino Óscar, o evento deu oportunidade a diferentes grupos do distrito de se conhecerem, conviverem juntos e trocarem experiências. Para além de constituir uma ocasião ímpar dos músicos se exporem e serem conhecidos pelo público.

 

Por outro lado, pedem para que acções desta natureza continuem na Gorongosa  como forma de promover e popularizar músicos locais.


17.jpg

Albertino Óscar, líder dos Irmãos da Gorongosa

Este sentimento é corroborado por todos os outros responsáveis das bandas que tomaram parte no espectáculo.

Por sua vez, o chefe da Secção de Apoio Pedagógico, António Mambuanda, em representação da directora do Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia, louvou a intenção do PNG em organizar um evento de manifestação cultural para os músicos e actores teatrais da Gorongosa.

“Foi muito bom o Parque juntar vários artistas da Gorongosa para mostrarem o seu talento e elevar a cultura local”,  disse Mambuanda.

8.jpg

António Mambuanda

 

No fim das manifestações musicais e exibições teatrais cada grupo participante recebeu um presente de dez capulanas a que se seguiu um almoço de convívio.


22.jpg

Vasco Galante, director do Departamento de Comunicação do PNG (à direita),
entregando o presente a Silvestre Braga, líder do Grupo Musical de Nhancuco

 

Carlitos Sunza

Departamento de Comunicação do PNG

 

Inserir comentário

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários