Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gorongosa

MENU

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e a Embaixada de Portugal – Cooperação Portuguesa assinaram recentemente, na cidade de Maputo, um acordo de parceria, no âmbito do recém-criado Clube Empresarial da Gorongosa, uma iniciativa que pretende encorajar e envolver a comunidade empresarial moçambicana no nobre esforço de restaurar um dos Parques mais emblemáticos em África e no mundo.

Ao abrigo deste acordo, a Embaixada de Portugal – Cooperação Portuguesa vai apoiar as actividades do Laboratório de Biodiversidade Edward O. Wilson do Parque Nacional da Gorongosa. Tanto Mateus Mutemba, Administrador do PNG, como Greg Carr, Presidente do “Gorongosa Restoration Project”, agradeceram o apoio prestado pelo Estado Português ao PNG, destacando a relevância desse envolvimento para o sucesso da conservação e da preservação da biodiversidade no Parque e do desenvolvimento das comunidades vizinhas.

Foto 1.pngJosé Augusto Duarte, Embaixador de Portugal, no uso da palavra (da esq. para a dir.: Mateus Mutemba, Administrador do PNG, José Augusto Duarte e Greg Carr, Presidente do “Gorongosa Restoration Project”)

Na sua intervenção o Embaixador de Portugal, José Augusto Duarte, destacou a relevância do PNG para Moçambique, e os dividendos que podem advir de uma exploração turística adequada do mesmo, realçando os empregos que cria e o desenvolvimento que gera nas comunidades que habitam perto do Parque. Salientou ainda o papel do PNG para o mundo pela enorme biodiversidade que congrega e pelo trabalho que será possível realizar através do Laboratório de Biodiversidade Edward O. Wilson contribuindo para o conhecimento da espécie humana e animal.

O Embaixador de Portugal sublinhou ainda que o apoio actual ao PNG consiste numa relação de continuidade que já vem desde 2007, quando a Cooperação Portuguesa apoiou o Centro Comunitário de Educação, bem como mais recentemente com a atribuição de uma bolsa de estudo para ensino superior em Portugal a uma funcionária do PNG.


Foto 2.pngEntrega da documentação do Clube Empresarial da Gorongosa (da esq. para a dir.: Mateus Mutemba, Administrador do PNG, José Augusto Duarte, Embaixador de Portugal, e Greg Carr, Presidente do “Gorongosa Restoration Project”)

Tanto Mateus Mutemba, Administrador do PNG, como Greg Carr, Presidente do “Gorongosa Restoration Project”, agradeceram o apoio prestado pelo Estado Português ao PNG, destacando a relevância desse envolvimento para o sucesso da conservação e da preservação da biodiversidade no Parque e do desenvolvimento das comunidades vizinhas.  

O Administrador do PNG salientou ainda que Laboratório de Biodiversidade consiste num importante centro de actividades científicas e educacionais e foi criado com o objectivo de oferecer oportunidades de investigação e formação em áreas relacionadas com a biodiversidade para estudantes, conservacionistas e investigadores em Moçambique, permitindo também explorar, documentar e proteger a biodiversidade do PNG. Considerado pelos especialistas como sendo ecologicamente o parque mais diversificado do mundo, incluindo diversas espécies únicas, o novo Laboratório posiciona o PNG para se tornar num ponto central de investigação científica na África Austral.

O Laboratório irá coordenar uma ampla gama de projectos de investigação exploratória biológica e projetos de restauração que vão desde o acompanhamento dos bandos de leões e manadas de elefantes, à medição da eficácia do esforço de reflorestação na Serra da Gorongosa, catalogação e armazenamento das amostras obtidas nas investigações científicas anuais, bem como providenciar formação à próxima geração de cientistas moçambicanos no PNG, com possibilidade de lhes proporcionar experiências em universidades estrangeiras de modo a tirarem diplomas avançados.
Foto 3.png


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários