Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gorongosa

MENU

PNG distribui sapatos a crianças carenciadas

Parque Nacional da Gorongosa 12 Jul 09

Uma das crianças exibe o seu par de sapatos

Picture 2.jpg
 

O Departamento do Desenvolvimento Humano do Parque Nacional da Gorongosa (PNG) procedeu recentemente à distribuição de 41 pares de sapatos a igual número de alunos carenciados da Escola Primária do Vundúzi, Posto Administrativo com o mesmo nome, no distrito de Gorongosa, parte da zona tampão daquele Parque Nacional.

 

Das 41 crianças beneficiárias, 28 são órfãs, sendo 13 órfãs de pai, 5 de mãe e 10 de ambos os progenitores. Dos 41 meninos contemplados, 25 são rapazes e 16 raparigas, com idades entre os 11 e os 18 anos. Eles foram seleccionados de um conjunto de 200 famílias de baixa renda e vulneráveis da comunidade de Sandjungira. O processo de selecção foi feito pelas estruturas administrativas locais em colaboração com as autoridades da liderança comunitária.

 

A distribuição do calçado foi feita no pátio da escola acima citada, no dia 11 de Junho de 2009, e reuniu para além dos 41 alunos, que se beneficiaram da doação, o chefe do Posto Administrativo de Vunduzi, Carlos Caminho Siwa, o director da Escola Primária de Vunduzi, Rui Rondinho, outros professores e alunos para além de alguns trabalhadores do Departamento de Desenvolvimento Humano do PNG.

 

Antes da entrega do donativo, o director do Departamento do Desenvolvimento Humano do PNG, Mateus Mutemba, fez uma breve explicação sobre a origem e o propósito deste gesto humanitário. Ele explicou que o calçado a ser distribuído era uma doação de uma menina americana Kimmy Schwamb, que com a ajuda da sua mãe Stacey Schwamb, e com a participação de amigos organizou uma festa de angariação de sapatos usados para apoiar meninos moçambicanos carentes na área circundante do Parque Nacional da Gorongosa.

 

Segundo comunicou, a menor tomou esta iniciativa depois de ver a condição de necessitados de alguns meninos a partir do documentário vídeo do programa "60 Minutes", da CBS News, televisionado em 26 de Outubro de 2008, onde foram destacados o PNG e os esforços da restauração do mesmo desenvolvidos no âmbito da gestão conjunta do Parque entre a Fundação Carr e o Governo de Moçambique, bem como a situação social e económica desfavoráveis de algumas comunidades da Zona Tampão do Parque.

 

Através da "campanha do sapato" a pequena Kimmy Schwamb e sua família arrecadaram e pagaram o transporte dos 41 pares de calçado diverso dos EUA para Maputo, através de um serviço de correio rápido, tendo o PNG identificado a comunidade a beneficiar e organizado a entrega aos beneficiários. Todos os meninos beneficiados saíram do local contentes pela oferta generosa da Kimmy Schwamb, sua família e amigos.

 

Algumas das crianças contempladas exibem o seu par de sapatos
Picture 1.jpg

    Recorde-se que o Departamento do Desenvolvimento Humano do PNG tem como mandato o reforço da ligação entre o PNG e as comunidades vizinhas, a assistência e promoção social, saúde, promover a educação ambiental e desenvolvimento económico sustentável em prol das comunidades vivendo na Zona Tampão do Parque.

 

Parque Nacional da Gorongosa

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários