Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gorongosa

MENU

A imobilização simultânea de dois jovens "reis da selva", que pesavam 120 kg cada um, com vista a garantir cuidados médicos, foi realizada no Parque Nacional da Gorongosa na picada 3, dentro da rede das estradas do Parque.

 

Leão jovem com o membro anterior esquerdo ferido e inflamado, que foi disputar a fémea de um outro leão mais velho e forte (ver figuras seguintes)

Picture 2.png
 

O Médico-Veterinário do PNG, Dr. Carlos Lopes Pereira, imobilizou simultaneamente há dias dois leões machos, para efeitos de tratamento, na sequência da constatação de existência de feridas extensivas e infectadas no membro anterior esquerdo de um dos elementos que compõe a coligação.

 

As lesões encontradas resultaram de uma briga entre machos por uma fémea em cio que se encontrava no momento da intervenção com outro macho a escassos 150 metros do local desta intervenção. Estas lesões eram suficientemente graves para impedir o movimento do animal e por essas razões foi feita intervenção.

Ambos leões apresentavam-se desidratados e com os estômagos vazios.


Picture 3.png
A leoa motivo da disputa (em cima) e o macho (em baixo) que não esteve para brincadeiras
Picture 4.png

 

Depois de recuperados da anestesia e para lhes dar a oportunidade de ganhar forças para uma vida normal e enquanto recuperavam aos leões foi oferecido um dos seus pratos favoritos: um facocero sem que tivessem que trabalhar para isso, explicou o Dr. Carlos Lopes Pereira.

 

Os dois leões alimentando-se de um facocero após a reversão da anestesia
Picture 1.png

      Posteriormente, os dois leões foram avistados a 5 km do local do tratamento em movimento normal numa outra picada da rede de estradas do PNG.

 

Fotos: Departamento de Conservação/PNG

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários