Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorongosa

MENU

A Fundação Carr foi oficialmente aceite como membro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) no Congresso Mundial para a Conservação, realizado em Barcelona, Espanha, no mês de Outubro de 2008. A UICN é a rede global ambiental mais antiga que conta com o maior número de membros; é uma união democrática de membros com mais de 1.000 governos e ONG’s e cerca de 11.000 cientistas voluntários em mais de 160 países.

 


A missão da UICN é influenciar, encorajar e dar assistência a sociedades por todo o mundo para a conservação da integridade e diversidade da natureza e assegurar que qualquer uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável. Tal como a UICN, o Projecto de Restauração do Parque Nacional da Gorongosa tem  por missão restaurar e proteger o vasto ecossistema da Gorongosa e providenciar desenvolvimento humano sustentável no Parque e na zona intermédia que o circunda. O projecto ambiciona uma região da Gorongosa ainda mais fantástica, onde ecossistemas diversos, sustentáveis, saudáveis e auto-suficientes se sustentam positivamente uns aos outros.
Durante 60 anos, a UICN liderou o desenvolvimento da ciência para a conservação e conhecimento sobre o tema e juntou governos, ONG’s, cientistas, empresas e organizações da comunidade para ajudar o mundo a decidir melhor quanto à conservação e desenvolvimento. A União para a Conservação também desenvolve e promove a mais avançada ciência da conservação, particularmente no que toca a espécies, ecossistemas, biodiversidade e o impacto destes nas vivências humanas. A UICN leva a cabo milhares de projectos de campo por todo o mundo a fim de melhor gerir ambientes naturais. Ultimamente, a UICN ajuda a implementar leis, políticas e melhores práticas mobilizando organizações, providenciando recursos, formando pessoal e monitorizando resultados.
O Projecto de Restauração do Parque Nacional da Gorongosa, liderado pelo Ministério do Turismo de Moçambique e pela Fundação Carr,  levou a que esta se tornasse membro da UICN para poder trabalhar com outros grupos a fim de encontrar soluções pragmáticas para os desafios prementes de conservação e desenvolvimento. Os cientistas e o pessoal do Parque são agora parte de uma vasta rede de apoio à investigação científica.    
O objectivo do Congresso Mundial para a Conservação da UICN era partilhar, formular e encontrar ideias, acções e soluções para um mundo diversificado e sustentável. O Presidente da Fundação, Greg Carr e os membros do pessoal Bill Wright, Amy Gambrill e Carlos Bento tomaram parte nas sessões de discussão e palestras no Congresso para a Conservação, que decorreu de 5 a 14 de Outubro de 2008 em Barcelona, Espanha, e aceitaram formalmente a qualidade de membro da UICN. Carlos Bento apresentou, numa mesa redonda de discussão, informação acerca do trabalho da Gorongosa na protecção contra a caça furtiva da população antílope. Bill Wright tomou parte na votação de questões prementes sobre conservação e da direcção da UICN, realizada na reunião da Assembleia, enquanto parte do programa. Os representantes da Fundação fizeram parte do grupo de mais de 8.000 líderes decisores mundiais para a área do desenvolvimento sustentável, que se reuniram para debater, partilhar, interligar-se, aprender, comprometer-se, votar e decidir. O congresso permitiu que o Projecto Gorongosa criasse ligações importantes com um grande número de outros profissionais da conservação de outras partes do mundo.  
 

Inserir comentário

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários