Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gorongosa

MENU

Diplomatas da UE em Moçambique visitam o PNG

Parque Nacional da Gorongosa 11 Nov 09

5.jpg
Os Diplomatas da UE à chegada a Chitengo

Representantes do corpo diplomático da União Europeia (UE) acreditado em Moçambique visitaram recentemente o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e ficaram entusiasmados com o trabalho do Projecto de Restauração.

A delegação de 16 pessoas, na sua maioria embaixadores, em representação de 11 países da organização económica e política do “Velho Continente”, chegou ao acampamento do Chitengo a bordo de três carros e foi recebida em Mutua, no distrito do Dondo, pelo director do Departamento de Comunicação e pela gestora do Serviço Científico do PNG, respectivamente Vasco Galante e Franziska Steinbruch.

A visita organizada pela Suécia, que exerce actualmente a presidência rotativa da UE de seis meses até Dezembro próximo, às províncias visava conhecer melhor a realidade do País, sobretudo das zonas rurais, através de contacto directo com as pessoas locais, líderes comunitários, dirigentes e outros actores da sociedade civil.

Na sua chegada a Sofala, encontraram-se com o secretário permanente provincial, António Máquina, e o presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, no “Chiveve”.

No percurso para o PNG escalaram Mafambisse para visitar a Estação de Captação de Água de Dingue-Dingue e o Projecto de Gestão da Bacia Hidrográfica do Punguè. Este último é um programa, que conta com o apoio do Governo Sueco, visando entre vários aspectos, monitorar o rio quanto à entrada de água do mar e efeitos de mudanças climáticas com vista a garantir qualidade de água para o consumo humano e a irrigação dos campos de cana-de-açúcar da Açucareira de Mafambisse.

No PNG, aonde ficaram uma noite, os altos dignitários europeus visitaram a obra do Centro de Educação Comunitária (CEC). Trata-se de uma “construção verde” de múltiplas infra-estruturas que compreenderá duas fases, cuja primeira já está na etapa conclusiva.

Igualmente participaram na palestra em matéria de conservação proferida pela Franziska Steinbruch e na sessão de filme promocional “Africa's Lost Eden" da National Geographic sobre o PNG que será exibido, em princípio, ao público dos EUA em Janeiro próximo e aos telespectadores de todo o mundo dois meses depois, estando agendada para Dezembro a ante-estreia mundial na cidade de Maputo.

6.jpg

Momento da palestra sobre conservação

 

Estas acções impressionaram os diplomatas que fizeram elogios aos esforços do Projecto de Restauração. De acordo com o conselheiro político da Embaixada da Suécia e coordenador da comitiva, Sten Engdahl, “a equipa testemunhou no terreno a realização de um grande trabalho de reconstrução do Parque e social em prol das comunidades locais”.

 

Sten Engdahl acredita que “com a edificação do CEC vão se aprimorar as relações com as populações da região e ampliar o trabalho de melhoria da qualidade de vida prestado a favor destas”.

 

Por outro lado, espera um futuro próspero para as actividades turísticas, dado que essa área de conservação tem todo o potencial atractivo para tal. “O Parque é fantástico, tem novas infra-estruturas e boa gestão, portanto, tem todas as condições para atrair mais turistas” – enfatizou. Mas para lograr o antevisto sucesso, segundo o representante sueco, é necessário intensificar a campanha de marketing para popularizar cada vez mais a imagem do Parque.


3.jpg

Sten Engdahl, coordenador da comitiva, ladeado por Vasco Galante e Hendrik Pott, do staff do PNG

 

No fim da visita ao PNG, fizeram um safari dirigido pelo experiente guia turístico do Parque, Adolfo Macadona.


7.jpg

Representantes diplomáticos da UE recebendo instruções de segurança antes da partida para o safari

 

Em seguida prosseguiram a viagem para Caia com o propósito de visitar a ponte Armando Guebuza sobre o rio Zambeze, financiada pela Suécia, UE e Itália, terminando digressão na cidade de Quelimane com a realização de encontros com ONG's que actuam na área do meio ambiente para abordar questões relacionadas com a desflorestação e uso de recursos naturais.

 

Carlitos Sunza

Departamento de Comunicação (PNG)

 

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Últimos comentários